Complexidade da gestão escolar
- Publicado em: 09/10/2025
- Atualizado em: 09/10/2025
- Tema: Educação
Descrição
Indica o percentual de escolas segundo nível de complexidade de gestão.
Definições
A complexidade da gestão escolar considera quatro variáveis: o porte da escola; o número de turnos de funcionamento; a complexidade das etapas ofertadas considerando os alunos de anos mais elevados e o número de etapas de ensino oferecidas (INEP, 2014). A complexidade da gestão escolar é classificada em 6 níveis (INEP, 2014), definidos como: Nível 1 - porte inferior a 50 matrículas, operando em único turno e etapa e apresentando a educação infantil ou anos iniciais como etapa mais elevada. Nível 2 - porte entre 50 e 300 matrículas, operando em 2 turnos, com oferta de até 2 etapas e apresentando a educação infantil ou anos iniciais como etapa mais elevada. Nível 3 - porte entre 50 e 500 matrículas, operando em 2 turnos, com 2 ou 3 etapas e apresentando os anos finais como etapa mais elevada. Nível 4 - porte entre 150 e 1000 matrículas, operando em 2 ou 3 turnos, com 2 ou 3 etapas, apresentando ensino médio/profissional ou a EJA como etapa mais elevada. Nível 5 - porte entre 150 e 1000 matrículas, operando em 3 turnos, com 2 ou 3 etapas, apresentando a EJA como etapa mais elevada. Nível 6 - porte superior à 500 matrículas, operando em 3 turnos, com 4 ou mais etapas, apresentando a EJA como etapa mais elevada.
Método de cálculo
(Número de escolas públicas no nível de complexidade / Número total de escolas públicas) * 100
Contextualização
O indicador de complexidade da gestão escolar em São Gonçalo apresentou oscilação entre 2013 e 2024, com aumento de escolas nos níveis 4 e 5, refletindo a ampliação de Educação de Jovens e Adultos (EJA), ensino integral e múltiplos turnos. O salto inicial (2014–16) deve-se à implantação do Plano Nacional de Educação (PNE) e reorganização da rede. A estabilização recente resulta da modernização da gestão e da adesão a programas como Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A reestruturação visa maior eficiência e profissionalização, conforme diretrizes do Plano São Gonçalo 2030.
| Ano | Nível 1 | Nível 2 | Nível 3 | Nível 4 | Nível 5 | Total |
|---|---|---|---|---|---|---|
| 2024 | 8.5% | 28% | 18.5% | 22.8% | 14.3% | -- |
| 2023 | 7.4% | 29.1% | 19% | 21.2% | 14.8% | -- |
| 2022 | 7.4% | 30.9% | 16% | 22.9% | 13.3% | -- |
| 2021 | 6.4% | 30.3% | 17.6% | 23.9% | 14.4% | -- |
| 2020 | 6.4% | 30.9% | 17.6% | 22.9% | 13.8% | -- |
| 2019 | 6.5% | 30.1% | 16.7% | 23.7% | 13.4% | -- |
| 2018 | 6.5% | 30.1% | 17.7% | 23.1% | 14.5% | -- |
| 2017 | 6.6% | 29.5% | 18% | 22.4% | 15.3% | -- |
| 2016 | 6.6% | 27.3% | 19.7% | 20.2% | 18.6% | -- |
| 2014 | 7.7% | 23.5% | 18% | 19.1% | 22.4% | -- |
| 2013 | 8.1% | 23.7% | 17.7% | 18.8% | 16.7% | -- |
Políticas públicas relacionadas
Este indicador se relaciona com as seguintes políticas públicas:
- CIUG - Centro Interescolar Ulysses Guimarães
- CIM - Centro de Inclusão Popular
- CRMA - Centro de Referência Municipal do Autista Prof. Maria José da Silva Rodrigues
- CRMA - Centro de Referência Municipal do Autista Marlene Felício
- CREFECON - Centro Municipal de Referência em Formação Continuada
- PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola Estrutura - Salas de Recursos Multifuncionais
- PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola Qualidade - PROEC - Programa Escola e Comunidade
- Compromisso Nacional Criança Alfabetizada - Programa Cantinho da Leitura
- Conselho Municipal de Educação
- Conselho de Alimentação Escolar
- Escola Comunitária Semeando O Futuro
- Obra Social Cotta Almeida
- Instituto das Irmãs Missi. de N. Senhora de Fátima - Lions
- Associação Creche Estrela da Manhã
- Instituição Social de Amor e Amparo à Criança
- Projeto Alcançando Vidinhas
- Obra Social Tia Lili Educandário - Ostle
- Obra Social Bem Comum
- Projeto Social Criar
- Associação Assistencial Educacional Amanhecer
- Instituto das Irmãs Missi. de N. Senhora de Fátima - Pastorinhas
- Instituto Raiz do Futuro
- Creche Lar de Humaitá
- Assistência e Apoio a Criança - Aac
- Associação Evangélica Edificando Vidas
- Associação Educacional Prof. Isis Centro Educacional
- Aae Vitória Régia
- Instituto Social Mather
- Obra Comunitária São Francisco de Assis
- Centro Comunitário Amigos do Serpa
- Associação de Moradores e Amigos do Bairro Anaia
- Associação Oficina de Vida
- Creche Escolar Comunitária Renascer
- Associação Raiz de Davi
- Obra Comunitária Coração de Maria
- Associação Assistencial Educacional Macadeski - Trindade
- Associação Assistencial Educacional Macadeski - Sacramento
- Associação Assistencial Educacional Macadeski - Monjolos
- Obra Social Do Engenho Pequeno – Tia Madá II
- Creche Canto Feliz
- Escola Comunitária Paz E Amor
- Obra Social do Engenho Pequeno – Tia Madá II
- Obra Social de Apoio à Criança - Osac Filial
- Instituto Social Sônia Gouvêa Faria - Filial
- Associação Casa Brazil - Creche Imaginart
- Obra Social de Apoio à Criança - Osac Matriz
- Centro Comunitário do Salgueiro
- Obra Comunitária Jardim Bom Retiro
- Obra Social do Bairro das Palmeiras
- 120 Unidades Escolares
Plano Estratégico Novos Rumos
Este indicador se articula com o Plano Estratégico Novos Rumos:
-
Eixo: Cidade Justa e Inclusiva
Saiba mais- Objetivo: Realizar reformas e benfeitorias nas escolas da rede municipal
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