Desigualdade na conclusão do ensino médio entre jovens mulheres e homens

Descrição

Indica a razão de desigualdade na conclusão do Ensino Médio entre jovens mulheres e homens.

Definições

A idade ideal para conclusão do ensino médio é até os 19 anos. Destaca-se que, no Brasil, o número de mulheres que concluíram o ensino médio é superior ao de homens (IBGE).

Método de cálculo

Pessoas com ensino médio completo até 19 anos / Total de pessoas até 19 anos

Forma de medida

Taxa

Série histórica

2010, 2022

Contextualização

A desigualdade na conclusão do ensino médio em São Gonçalo apresentou leve melhora entre 2010 e 2022, reflexo de políticas públicas voltadas à permanência escolar, especialmente de meninas pretas. Projetos como Projeto Futuro, Aula Passeio, Da Hora e Programa Forças no Esporte, contribuíram para elevar a taxa de conclusão feminina, enquanto ações específicas buscaram mitigar a evasão masculina. A gestão atual segue priorizando a equidade educacional, alinhada ao Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, com foco em inclusão e qualidade.

  • 0,97

    % de desigualdade entre mulheres e homens brancos em 2022

  • 1,29

    % de desigualdade entre mulheres e homens pardos em 2022

  • 1,71

    % de desigualdade entre mulheres e homens pretos em 2022

  • 1,16

    % de desigualdade entre mulheres e homens em 2022

  • 0,58

    % de desigualdade entre mulheres e homens amarelos em 2010

  • 1,24

    % de desigualdade entre mulheres e homens brancos em 2010

  • 1,19

    % de desigualdade entre mulheres e homens pardos em 2010

  • 1,37

    % de desigualdade entre mulheres e homens pretos em 2010

  • 1,26

    % de desigualdade entre mulheres e homens em 2010

Políticas públicas relacionadas

Este indicador se relaciona com as seguintes políticas públicas:

Plano Estratégico Novos Rumos

Este indicador se articula com o Plano Estratégico Novos Rumos:

  • Eixo: Cidade Justa e Inclusiva

    Saiba mais
    • Objetivo: Assegurar a educação inclusiva equitativa e de qualidade

Outros indicadores do mesmo tema