O Observatório

O que é um Observatório de Políticas Públicas?

Os observatórios são uma rede de atores urbanos interconectados, responsáveis pela produção, análise e divulgação de dados, informações e indicadores que refletem questões de interesse público, priorizadas de forma coletiva, num local ou país. Essa atuação em rede facilita a troca de conhecimento e acelera o aprendizado entre os envolvidos, promovendo uma compreensão mais profunda e compartilhada sobre questões públicas.

Observatórios buscam:

  • Desenvolver, coletar e analisar dados com base em um conjunto de indicadores que monitoram políticas públicas e outras questões relevantes para a sociedade.
  • Criar mecanismos para acompanhar o progresso dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
  • Incentivar o uso de dados em todas as etapas do ciclo das políticas públicas, desde a definição de agendas e formulação de políticas até sua implementação e avaliação.
  • Promover a transparência, a prestação de contas e a responsividade por meio da disseminação de informações confiáveis.
  • Estimular o setor público, o setor privado e a sociedade civil a utilizarem esses indicadores, fortalecendo a cultura de monitoramento e avaliação das políticas públicas.

Observatório Fortalece São Gonçalo

O Observatório Fortalece São Gonçalo reúne, em uma plataforma, indicadores, dados abertos e informações sobre diversos temas de interesse público, com o objetivo de monitorar as políticas públicas do município e alinhá-las com as Agendas Internacionais de Desenvolvimento Sustentável, medindo sua atuação para a redução das desigualdades. Ademais, o Observatório reúne um mapeamento das políticas públicas do município alinhadas aos ODS. Também é responsável por produzir estudos sobre as políticas públicas de São Gonçalo, no formato de cadernos temáticos, para permitir que o cidadão acompanhe a situação do município.

Como parte da iniciativa Fortalece São Gonçalo, uma parceria entre o ONU-Habitat e a Prefeitura de São Gonçalo, o Observatório visa orientar a gestão pública com evidências e apoiar a construção de estratégias municipais para acelerar a localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Assista ao vídeo para saber mais!

Missão, visão, valores e objetivos

Missão:

Produzir, difundir e intercambiar conhecimento sobre políticas públicas em alinhamento às agendas globais de desenvolvimento sustentável e entre os diferentes setores (público, privado e sociedade civil), subsidiando a tomada de decisão e contribuindo para o fortalecimento das capacidades municipais.

Visão:

Ser reconhecido como uma iniciativa de referência na produção de conhecimento sobre políticas públicas, com ampla articulação política e com forte capacidade de influenciar a tomada de decisão municipal.

Princípios e valores:

  • Transparência pública;
  • Direito da sociedade à informação e ao controle social;
  • Eficiência, eficácia e efetividade na gestão;
  • Gestão baseada em evidências;
  • Uso de dados em formatos abertos e legíveis por máquina, sempre que possível;
  • Desenvolvimento Urbano Sustentável;
  • Interseccionalidade.

Objetivos:

  • Subsidiar a formulação, implementação, monitoramento e a avaliação de políticas públicas;
  • Fortalecer a cultura de dados na Administração Pública e uma gestão baseada em evidências;
  • Estimular a intersetorialidade e transversalidade das políticas públicas municipais;
  • Aumentar a compreensão dos problemas e das políticas públicas por meio da desagregação de dados e georreferenciamento, sempre que possível;
  • Alinhar as ações da Administração Pública aos ODS e Nova Agenda Urbana;
  • Promover o diálogo, intercâmbio e cooperação entre os atores e instituições interessadas.

Desenvolvimento sustentável

O desenvolvimento sustentável é o modelo de avanço capaz de suprir as necessidades presentes da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.

Saiba mais

Agenda 2030

A Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são frutos da construção coletiva de governos, empresas e da sociedade civil, tendo sido aprovados na Assembleia Geral das Nações Unidas de 2015. Articulados no documento "Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável", os 17 ODS buscam erradicar a pobreza e promover condições de vida digna para as pessoas, respeitando os limites do planeta, integrando crescimento econômico, igualdade social e sustentabilidade ambiental.

A Agenda 2030 conta com um conjunto de 169 metas e 256 indicadores, que orientam a atuação de organizações de diferentes segmentos, permitindo um monitoramento e avaliação das ações realizadas e avanços conquistados. Este conjunto de propostas representa um apelo universal à ação para acabar com a pobreza, combater as desigualdades, proteger o planeta e garantir que todas as pessoas desfrutem de paz e prosperidade até 2030.

Descubra mais sobre a os 17 ODS

Nova Agenda Urbana

A Nova Agenda Urbana é um documento que contribui para a implementação da Agenda 2030, indicando estratégias e ações concretas para alcançar os ODS nas cidades. Como resultado da Habitat III (Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável), realizada em 2016 na cidade de Quito, no Equador, a Nova Agenda Urbana foi construída a partir da participação de mais de 40 agências, fundos e programas da ONU, envolvendo mais de 200 especialistas, 1.100 organizações e 58 mil redes de colaboração, distribuídas nos 197 Estados participantes.

Ela estabelece padrões e princípios para as áreas urbanas em cinco principais pilares de implementação: políticas nacionais urbanas; legislação e regulação urbanas; planejamento e desenho urbano; economia local e finança municipal; e implantação local. Organizada para responder quatro dimensões do desenvolvimento, a Nova Agenda Urbana é voltada à aceleração das metas do ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e, para isso, conta com propostas de métodos de implementação adequados a cada tema a ser abordado.

Download aqui!