Famílias inscritas no Cadastro Único

Descrição

Indica a proporção de famílias inscritas no Cadastro Único, considerando as faixas de renda: em situação de pobreza, baixa renda e acima de meio salário-mínimo.

Definições

O Cadastro Único é um instrumento para identificar as famílias de baixa renda, por meio do qual estas são selecionadas para participar de programas sociais ou receber benefícios, como, por exemplo o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica, o Auxílio Gás, o Programa Minha Casa Minha Vida, entre outros. O Cadastro é voltado às famílias com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa, mas aquelas famílias com renda acima desse valor podem ser cadastradas para participar de programas ou serviços específicos (MDS).

Método de cálculo

Número de famílias inscritas no Cadastro Único em determinada faixa de renda / Número total de famílias inscritas no Cadastro Único * 100

Forma de medida

Porcentagem

Série histórica

2012-2024

Contextualização

O Cadastro Único em São Gonçalo registrou ampliação entre 2022 e 2024, com aumento de famílias com renda superior a ½ salário mínimo, refletindo o fortalecimento das políticas de proteção social e inclusão produtiva. A modernização do sistema, aliada a programas como Café do Trabalhador e Restaurante do Povo, contribuiu para maior capilaridade e eficiência na identificação das vulnerabilidades, em consonância com o Plano Estratégico Novos Rumos e diretrizes federais de interoperabilidade cadastral, Cadastro Único (CECAD 2.0).

Políticas públicas relacionadas

Este indicador se relaciona com as seguintes políticas públicas:

Plano Estratégico Novos Rumos

Este indicador se articula com o Plano Estratégico Novos Rumos:

  • Eixo: Cidade Justa e Inclusiva

    Saiba mais
    • Objetivo: Ampliar e dar mais eficiência ao atendimento da população em situação de vulnerabilidade social

Outros indicadores do mesmo tema