Pessoas que permanecem com renda abaixo da linha da pobreza após inclusão no Programa Bolsa Família

Descrição

Percentual de pessoas pobres que seguem abaixo da linha da pobreza após o recebimento do Bolsa Família, em relação ao total de beneficiários.

Definições

O Programa Bolsa Família é uma política de transferência de renda para as famílias em situação de pobreza, além de buscar fortalecer o acesso das famílias a direitos básicos como saúde, educação e assistência social (MDS). A persistência da situação de extrema pobreza após o recebimento do benefício pode indicar múltiplos fatores que interferem na situação destas famílias, o que demanda sua inserção em outras políticas públicas, de forma a tratar a pobreza como uma questão multidimensional.

Método de cálculo

Número de pessoas pobres inscritas no Cadastro Único que permanecem com renda per capita abaixo da linha de pobreza após o recebimento do benefício do Programa Bolsa Família / Número total de pessoas pobres beneficiárias do Programa Bolsa Família * 100

Forma de medida

Porcentagem

Série histórica

2023-2024

Contextualização

O percentual de beneficiários do Bolsa Família que permanecem abaixo da linha da pobreza em São Gonçalo caiu de 13,8% (2023) para 13,6% (2024), sinalizando os primeiros efeitos das ações integradas de proteção social. Iniciativas como o Café do Trabalhador e o Restaurante do Povo, somadas à modernização do CadÚnico e à articulação com o Governo Federal, reforçaram a segurança alimentar e a mobilidade socioeconômica, em linha com o Plano Estratégico Novos Rumos – Eixo Cidade Justa e Inclusiva.

Políticas públicas relacionadas

Este indicador se relaciona com as seguintes políticas públicas:

Plano Estratégico Novos Rumos

Este indicador se articula com o Plano Estratégico Novos Rumos:

  • Eixo: Cidade Justa e Inclusiva

    Saiba mais
    • Objetivo: Ampliar e dar mais eficiência ao atendimento da população em situação de vulnerabilidade social

Outros indicadores do mesmo tema