Nascidos vivos prematuros

  • Publicado em: 09/10/2025
  • Atualizado em: 09/10/2025
  • Tema: Saúde

Descrição

Mensura a porcentagem de nascidos vivos prematuros (com menos de 37 semanas de gestação) de mães residentes no Município, em relação ao total de nascidos vivos do mesmo local nos anos considerados.

Definições

O percentual de nascidos vivos prematuros considera nascimentos abaixo de 37 semanas. O indicador permite avaliar, de forma indireta, o acesso aos serviços de saúde e a qualidade da assistência ao pré-natal, ao parto e ao nascimento.

Método de cálculo

(Número de nascidos vivos com menos de 37 semanas de gestação / Número de nascidos vivos) * 100

Forma de medida

Porcentagem

Série histórica

2010-2023

Fonte

Contextualização

Nos últimos anos, São Gonçalo tem fortalecido a Atenção Primária à Saúde, com ampliação das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e capacitação contínua, visando um pré-natal mais qualificado e acolhedor. A integração com programas como a Rede Cegonha tem estruturado melhor os cuidados desde o pré-natal até o pós-parto. Desde 2019, campanhas educativas incentivam o início precoce do pré-natal e o vínculo com a equipe de saúde. Durante a pandemia, o atendimento às gestantes foi mantido com adaptações. Embora 2023 tenha registrado aumento na prematuridade, isso reflete a maior captação de gestantes e a reestruturação dos serviços, o que tende a melhorar os indicadores a médio prazo.

Políticas públicas relacionadas

Este indicador se relaciona com as seguintes políticas públicas:

Outros indicadores do mesmo tema