Aprovação na rede pública de ensino
- Publicado em: 09/10/2025
- Atualizado em: 09/10/2025
- Tema: Educação
Descrição
Indica o percentual de alunos aprovados sobre o total de alunos aprovados, reprovados e que abandonaram a escola no Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Ensino Médio, separadamente, da rede pública de ensino.
Definições
A aprovação diz respeito aos alunos que, ao final do ano letivo, alcançaram os critérios mínimos para a conclusão satisfatória da respectiva etapa de ensino.
Método de cálculo
(Número de alunos na rede pública do Ensino Fundamental que foram aprovados / Número de alunos na rede pública do Ensino Fundamental aprovados, reprovados e que abandonaram) * 100
Contextualização
A taxa de aprovação escolar em São Gonçalo alcançou 93% no ensino fundamental em 2021, impulsionada por políticas de progressão continuada durante a pandemia. Com o retorno presencial em 2022, o índice caiu para 80%, refletindo desafios de aprendizagem acumulados. A gestão respondeu com reforço contraturno, tutoria universitária e programas como Centro de Referência em Formação Continuada (CREFCON). As ações seguem alinhadas ao Plano São Gonçalo 2030 e ao compromisso de garantir aprovação com aprendizagem efetiva.
| Ano | Ensino Fundamental | Ensino Médio | Total |
|---|---|---|---|
| 2023 | 82.1% | 79.9% | -- |
| 2022 | 80.4% | 80% | -- |
| 2021 | 93.2% | 92.6% | -- |
| 2020 | 94.9% | 89.5% | -- |
| 2019 | 79.3% | 79.7% | -- |
| 2018 | 76.8% | 79% | -- |
| 2017 | 76.6% | 78.7% | -- |
| 2016 | 75.1% | 75% | -- |
| 2015 | 76% | 78.8% | -- |
| 2014 | 74.5% | 77.4% | -- |
| 2013 | 78% | 81.9% | -- |
| 2012 | 77.1% | 76% | -- |
Políticas públicas relacionadas
Este indicador se relaciona com as seguintes políticas públicas:
- CIUG - Centro Interescolar Ulysses Guimarães
- CIM - Centro de Inclusão Popular
- CRMA - Centro de Referência Municipal do Autista Prof. Maria José da Silva Rodrigues
- CRMA - Centro de Referência Municipal do Autista Marlene Felício
- CREFECON - Centro Municipal de Referência em Formação Continuada
- PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola Estrutura - Salas de Recursos Multifuncionais
- PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola Qualidade - PROEC - Programa Escola e Comunidade
- Compromisso Nacional Criança Alfabetizada - Programa Cantinho da Leitura
- Conselho Municipal de Educação
- Conselho de Alimentação Escolar
- Escola Comunitária Semeando O Futuro
- Obra Social Cotta Almeida
- Instituto das Irmãs Missi. de N. Senhora de Fátima - Lions
- Associação Creche Estrela da Manhã
- Instituição Social de Amor e Amparo à Criança
- Projeto Alcançando Vidinhas
- Obra Social Tia Lili Educandário - Ostle
- Obra Social Bem Comum
- Projeto Social Criar
- Associação Assistencial Educacional Amanhecer
- Instituto das Irmãs Missi. de N. Senhora de Fátima - Pastorinhas
- Instituto Raiz do Futuro
- Creche Lar de Humaitá
- Assistência e Apoio a Criança - Aac
- Associação Evangélica Edificando Vidas
- Associação Educacional Prof. Isis Centro Educacional
- Aae Vitória Régia
- Instituto Social Mather
- Obra Comunitária São Francisco de Assis
- Centro Comunitário Amigos do Serpa
- Associação de Moradores e Amigos do Bairro Anaia
- Associação Oficina de Vida
- Creche Escolar Comunitária Renascer
- Associação Raiz de Davi
- Obra Comunitária Coração de Maria
- Associação Assistencial Educacional Macadeski - Trindade
- Associação Assistencial Educacional Macadeski - Sacramento
- Associação Assistencial Educacional Macadeski - Monjolos
- Obra Social Do Engenho Pequeno – Tia Madá II
- Creche Canto Feliz
- Escola Comunitária Paz E Amor
- Obra Social do Engenho Pequeno – Tia Madá II
- Obra Social de Apoio à Criança - Osac Filial
- Instituto Social Sônia Gouvêa Faria - Filial
- Associação Casa Brazil - Creche Imaginart
- Obra Social de Apoio à Criança - Osac Matriz
- Centro Comunitário do Salgueiro
- Obra Comunitária Jardim Bom Retiro
- Obra Social do Bairro das Palmeiras
- 120 Unidades Escolares
Plano Estratégico Novos Rumos
Este indicador se articula com o Plano Estratégico Novos Rumos:
-
Eixo: Cidade Justa e Inclusiva
Saiba mais- Objetivo: Assegurar a educação inclusiva equitativa e de qualidade
Outros indicadores do mesmo tema
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