Atraso escolar na rede pública de ensino
- Publicado em: 09/10/2025
- Atualizado em: 09/10/2025
- Tema: Educação
Descrição
Indica o percentual de alunos, em cada série, com idade superior à idade recomendada no Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e no Ensino Médio, separadamente, da rede pública de ensino.
Definições
A distorção diz respeito aos alunos com mais de dois anos de atraso escolar. A distorção leva a um ciclo em que os alunos são reprovados repetidamente, não conseguem avançar nos estudos, o que muitas vezes leva ao abandono escolar.
Método de cálculo
(Número de alunos na rede pública com dois ou mais anos acima de cada série final do Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano) / Número de alunos na rede pública em cada série final do Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano) )* 100
Contextualização
A taxa de atraso escolar na rede pública de ensino em São Gonçalo caiu de 53% em 2019 para 44% em 2023 nos anos finais do fundamental, refletindo ações como Centros de Estudos Comunitários e classes de aceleração. A adoção da progressão continuada durante a pandemia evitou agravamento das defasagens. A gestão municipal, em consonância com o Plano São Gonçalo 2030 e o Plano Nacional de Educação (PNE), foca agora na consolidação da aprendizagem e correção de fluxo escolar.
Ano | EF Anos Finais | EF Anos Iniciais | Ensino Médio | Total |
---|---|---|---|---|
2024 | 44.1% | 31.7% | 37.7% | -- |
2023 | 43.6% | 31.2% | 38.8% | -- |
2022 | 43.1% | 28.3% | 40.4% | -- |
2021 | 47% | 29.1% | 41.7% | -- |
2020 | 52.5% | 35.8% | 45.3% | -- |
2019 | 52.9% | 37.7% | 45.4% | -- |
2018 | 52.4% | 38.2% | 45% | -- |
2017 | 51.2% | 38.6% | 41.8% | -- |
2016 | 52.8% | 39.3% | 42.9% | -- |
2015 | 50.8% | 40.4% | 38.4% | -- |
2014 | 50.2% | 39.7% | 39.1% | -- |
2013 | 49.3% | 37.8% | 38.7% | -- |
Políticas públicas relacionadas
Este indicador se relaciona com as seguintes políticas públicas:
- CIUG - Centro Interescolar Ulysses Guimarães
- CIM - Centro de Inclusão Popular
- CRMA - Centro de Referência Municipal do Autista Prof. Maria José da Silva Rodrigues
- CRMA - Centro de Referência Municipal do Autista Marlene Felício
- CREFECON - Centro Municipal de Referência em Formação Continuada
- PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola Estrutura - Salas de Recursos Multifuncionais
- PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola Qualidade - PROEC - Programa Escola e Comunidade
- Compromisso Nacional Criança Alfabetizada - Programa Cantinho da Leitura
- Conselho Municipal de Educação
- Conselho de Alimentação Escolar
- Escola Comunitária Semeando O Futuro
- Obra Social Cotta Almeida
- Instituto das Irmãs Missi. de N. Senhora de Fátima - Lions
- Associação Creche Estrela da Manhã
- Instituição Social de Amor e Amparo à Criança
- Projeto Alcançando Vidinhas
- Obra Social Tia Lili Educandário - Ostle
- Obra Social Bem Comum
- Projeto Social Criar
- Associação Assistencial Educacional Amanhecer
- Instituto das Irmãs Missi. de N. Senhora de Fátima - Pastorinhas
- Instituto Raiz do Futuro
- Creche Lar de Humaitá
- Assistência e Apoio a Criança - Aac
- Associação Evangélica Edificando Vidas
- Associação Educacional Prof. Isis Centro Educacional
- Aae Vitória Régia
- Instituto Social Mather
- Obra Comunitária São Francisco de Assis
- Centro Comunitário Amigos do Serpa
- Associação de Moradores e Amigos do Bairro Anaia
- Associação Oficina de Vida
- Creche Escolar Comunitária Renascer
- Associação Raiz de Davi
- Obra Comunitária Coração de Maria
- Associação Assistencial Educacional Macadeski - Trindade
- Associação Assistencial Educacional Macadeski - Sacramento
- Associação Assistencial Educacional Macadeski - Monjolos
- Obra Social Do Engenho Pequeno – Tia Madá II
- Creche Canto Feliz
- Escola Comunitária Paz E Amor
- Obra Social do Engenho Pequeno – Tia Madá II
- Obra Social de Apoio à Criança - Osac Filial
- Instituto Social Sônia Gouvêa Faria - Filial
- Associação Casa Brazil - Creche Imaginart
- Obra Social de Apoio à Criança - Osac Matriz
- Centro Comunitário do Salgueiro
- Obra Comunitária Jardim Bom Retiro
- Obra Social do Bairro das Palmeiras
- 120 Unidades Escolares
Plano Estratégico Novos Rumos
Este indicador se articula com o Plano Estratégico Novos Rumos:
-
Eixo: Cidade Justa e Inclusiva
Saiba mais- Objetivo: Assegurar a educação inclusiva equitativa e de qualidade
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