Execução do orçamento disponível

Descrição

Mede o percentual da execução orçamentária em relação ao orçamento aprovado na Lei Orçamentária Anual (LOA), acrescido dos créditos suplementares.

Definições

O indicador considera o orçamento empenhado, liquidado e pago em relação ao aprovado na LOA. Após a aprovação da LOA, o governo organiza e reserva recursos para as respectivas áreas, visando pagar as despesas quando esta for realizada, o que é chamado de "empenho". Na sequência, ocorre a liquidação, quando é verificado que o governo recebeu aquilo que comprou, nas condições esperadas/contratadas. Por fim, o governo faz o pagamento, repassando o valor a um terceiro (CGU).

Método de cálculo

(Despesa (Empenhada, Liquidada ou Paga) / Despesa aprovada em LOA) * 100

Forma de medida

Porcentagem

Série histórica

2014-2024

Fonte

Contextualização

O indicador de execução orçamentária em São Gonçalo revela uma gestão ativa e estratégica. Após anos de execução contida entre 2014–2017, houve uma retomada: superou 100% em 2019, oscilou com a pandemia em 2020–2021 e depois voltou a crescer. Em 2022 atingiu 167%, mantendo níveis elevados em 2023–2024, em resposta ao Plano Novos Rumos, ao Fundo São Gonçalo do Futuro (R$ 2 bi captados) e à modernização da fiscalização e convênios. Essa dinâmica reforça nossa capacidade de converter receita em ações.

Políticas públicas relacionadas

Este indicador se relaciona com as seguintes políticas públicas:

Outros indicadores do mesmo tema