Abandono na rede pública de ensino
- Publicado em: 09/10/2025
- Atualizado em: 09/10/2025
- Tema: Educação
Descrição
Indica o percentual de alunos que abandonaram a escola sobre o total de alunos aprovados, reprovados e desistentes no Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Ensino Médio, separadamente, da rede pública de ensino.
Definições
O abandono diz respeito aos alunos que deixaram de frequentar a escola após a data de referência do Censo Escolar.
Método de cálculo
(Número de alunos na rede pública do Ensino Fundamental que abandonaram / Número de alunos na rede pública do Ensino Fundamental aprovados, reprovados e que abandonaram) * 100
Contextualização
A taxa de abandono escolar em São Gonçalo apresentou trajetória de queda no Ensino Fundamental, atingindo 2% em 2023, reflexo de ações como busca ativa, transporte escolar gratuito e programas como ‘Educação e Família’. No Ensino Médio, a oscilação de 1% (2021) para 5% (2023) revela o impacto do pós-pandemia e desafios estruturais. Iniciativas como Bolsa Permanência e o programa Pé-de-Meia reforçam o compromisso municipal com a permanência, alinhado ao Plano São Gonçalo 2030 e ao Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4.
| Ano | Ensino Fundamental | Ensino Médio | Total |
|---|---|---|---|
| 2023 | 1.9% | 4.6% | -- |
| 2022 | 2.6% | 5.3% | -- |
| 2021 | 2.2% | 0.9% | -- |
| 2020 | 1.5% | 0.5% | -- |
| 2019 | 2.8% | 5.5% | -- |
| 2018 | 3.3% | 3.6% | -- |
| 2017 | 2.3% | 3.4% | -- |
| 2016 | 4.5% | 8% | -- |
| 2015 | 3.3% | 3.5% | -- |
| 2014 | 4.2% | 4.2% | -- |
| 2013 | 2.5% | 4.4% | -- |
| 2012 | 3.2% | 6.2% | -- |
Políticas públicas relacionadas
Este indicador se relaciona com as seguintes políticas públicas:
- CIUG - Centro Interescolar Ulysses Guimarães
- CIM - Centro de Inclusão Popular
- CRMA - Centro de Referência Municipal do Autista Prof. Maria José da Silva Rodrigues
- CRMA - Centro de Referência Municipal do Autista Marlene Felício
- CREFECON - Centro Municipal de Referência em Formação Continuada
- PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola Estrutura - Salas de Recursos Multifuncionais
- PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola Qualidade - PROEC - Programa Escola e Comunidade
- Compromisso Nacional Criança Alfabetizada - Programa Cantinho da Leitura
- Conselho Municipal de Educação
- Conselho de Alimentação Escolar
- Escola Comunitária Semeando O Futuro
- Obra Social Cotta Almeida
- Instituto das Irmãs Missi. de N. Senhora de Fátima - Lions
- Associação Creche Estrela da Manhã
- Instituição Social de Amor e Amparo à Criança
- Projeto Alcançando Vidinhas
- Obra Social Tia Lili Educandário - Ostle
- Obra Social Bem Comum
- Projeto Social Criar
- Associação Assistencial Educacional Amanhecer
- Instituto das Irmãs Missi. de N. Senhora de Fátima - Pastorinhas
- Instituto Raiz do Futuro
- Creche Lar de Humaitá
- Assistência e Apoio a Criança - Aac
- Associação Evangélica Edificando Vidas
- Associação Educacional Prof. Isis Centro Educacional
- Aae Vitória Régia
- Instituto Social Mather
- Obra Comunitária São Francisco de Assis
- Centro Comunitário Amigos do Serpa
- Associação de Moradores e Amigos do Bairro Anaia
- Associação Oficina de Vida
- Creche Escolar Comunitária Renascer
- Associação Raiz de Davi
- Obra Comunitária Coração de Maria
- Associação Assistencial Educacional Macadeski - Trindade
- Associação Assistencial Educacional Macadeski - Sacramento
- Associação Assistencial Educacional Macadeski - Monjolos
- Obra Social Do Engenho Pequeno – Tia Madá II
- Creche Canto Feliz
- Escola Comunitária Paz E Amor
- Obra Social do Engenho Pequeno – Tia Madá II
- Obra Social de Apoio à Criança - Osac Filial
- Instituto Social Sônia Gouvêa Faria - Filial
- Associação Casa Brazil - Creche Imaginart
- Obra Social de Apoio à Criança - Osac Matriz
- Centro Comunitário do Salgueiro
- Obra Comunitária Jardim Bom Retiro
- Obra Social do Bairro das Palmeiras
- 120 Unidades Escolares
Plano Estratégico Novos Rumos
Este indicador se articula com o Plano Estratégico Novos Rumos:
-
Eixo: Cidade Justa e Inclusiva
Saiba mais- Objetivo: Assegurar a educação inclusiva equitativa e de qualidade
Outros indicadores do mesmo tema
- Educação Matrículas na educação básica em ensino integral Indica o percentual de matrículas no ensino integral na Educação Básica, em relação ao total de matrículas na Educação Básica. ODS 4
- Educação Matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) Indica o número de matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA). ODS 4
- Educação Adequação da formação docente no Ensino Médio Indica o percentual de docentes com formação adequada à disciplina que leciona no ensino médio público. As categorias de adequação da formaç [...] ODS 4