Crianças matriculadas na creche
- Publicado em: 09/10/2025
- Atualizado em: 09/10/2025
- Tema: Educação
Descrição
Indica o percentual de crianças de 0 a 3 anos matriculadas em creches em relação ao total de crianças nesta faixa etária.
Definições
Método de cálculo
(Número de crianças de 0 a 3 anos matriculadas em creches / População de 0 a 3) anos * 100
Contextualização
A taxa de matrícula em creches em São Gonçalo dobrou entre 2012 e 2024, passando de 1,54% para 3,34%, refletindo a ampliação da rede municipal com apoio de programas como o Brasil Carinhoso e o Plano Nacional da Primeira Infância. Após a retração em 2021, causada pela pandemia, a retomada acelerada a partir de 2022 consolidou a tendência de crescimento. Ações como a criação de novos Centro de Educação Infantil (CEIs), parcerias filantrópicas e o programa Bolsa Creche ampliaram o acesso, alinhando-se às metas do Plano São Gonçalo 2030.
Ano | Valor |
---|---|
2024 | 3,34 % |
2023 | 3,46 % |
2022 | 3,52 % |
2021 | 2,78 % |
2020 | 2,89 % |
2019 | 2,46 % |
2018 | 2,29 % |
2017 | 2,22 % |
2016 | 2,14 % |
2015 | 1,59 % |
2014 | 1,61 % |
2013 | 1,74 % |
2012 | 1,54 % |
Referências
Políticas públicas relacionadas
Este indicador se relaciona com as seguintes políticas públicas:
- CIUG - Centro Interescolar Ulysses Guimarães
- CIM - Centro de Inclusão Popular
- CRMA - Centro de Referência Municipal do Autista Prof. Maria José da Silva Rodrigues
- CRMA - Centro de Referência Municipal do Autista Marlene Felício
- CREFECON - Centro Municipal de Referência em Formação Continuada
- PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola Estrutura - Salas de Recursos Multifuncionais
- PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola Qualidade - PROEC - Programa Escola e Comunidade
- Compromisso Nacional Criança Alfabetizada - Programa Cantinho da Leitura
- Conselho Municipal de Educação
- Conselho de Alimentação Escolar
- Escola Comunitária Semeando O Futuro
- Obra Social Cotta Almeida
- Instituto das Irmãs Missi. de N. Senhora de Fátima - Lions
- Associação Creche Estrela da Manhã
- Instituição Social de Amor e Amparo à Criança
- Projeto Alcançando Vidinhas
- Obra Social Tia Lili Educandário - Ostle
- Obra Social Bem Comum
- Projeto Social Criar
- Associação Assistencial Educacional Amanhecer
- Instituto das Irmãs Missi. de N. Senhora de Fátima - Pastorinhas
- Instituto Raiz do Futuro
- Creche Lar de Humaitá
- Assistência e Apoio a Criança - Aac
- Associação Evangélica Edificando Vidas
- Associação Educacional Prof. Isis Centro Educacional
- Aae Vitória Régia
- Instituto Social Mather
- Obra Comunitária São Francisco de Assis
- Centro Comunitário Amigos do Serpa
- Associação de Moradores e Amigos do Bairro Anaia
- Associação Oficina de Vida
- Creche Escolar Comunitária Renascer
- Associação Raiz de Davi
- Obra Comunitária Coração de Maria
- Associação Assistencial Educacional Macadeski - Trindade
- Associação Assistencial Educacional Macadeski - Sacramento
- Associação Assistencial Educacional Macadeski - Monjolos
- Obra Social Do Engenho Pequeno – Tia Madá II
- Creche Canto Feliz
- Escola Comunitária Paz E Amor
- Obra Social do Engenho Pequeno – Tia Madá II
- Obra Social de Apoio à Criança - Osac Filial
- Instituto Social Sônia Gouvêa Faria - Filial
- Associação Casa Brazil - Creche Imaginart
- Obra Social de Apoio à Criança - Osac Matriz
- Centro Comunitário do Salgueiro
- Obra Comunitária Jardim Bom Retiro
- Obra Social do Bairro das Palmeiras
- 120 Unidades Escolares
Plano Estratégico Novos Rumos
Este indicador se articula com o Plano Estratégico Novos Rumos:
-
Eixo: Cidade Justa e Inclusiva
Saiba mais- Objetivo: Assegurar a educação inclusiva equitativa e de qualidade
Outros indicadores do mesmo tema
- Educação Jovens com ensino médio concluído Indica o percentual de jovens que concluíram o Ensino Médio na idade ideal (até 19 anos de idade). ODS 4
- Educação Complexidade da gestão escolar Indica o percentual de escolas segundo nível de complexidade de gestão. ODS 4
- Educação Proficiência em matemática (5 ano EF) Indica o percentual de alunos com domínio de matemática, segundo níveis, no 5º ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino. ODS 4