Complexidade da gestão escolar

  • Publicado em: 09/10/2025
  • Atualizado em: 09/10/2025
  • Tema: Educação

Descrição

Indica o percentual de escolas segundo nível de complexidade de gestão.

Definições

A complexidade da gestão escolar considera quatro variáveis: o porte da escola; o número de turnos de funcionamento; a complexidade das etapas ofertadas considerando os alunos de anos mais elevados e o número de etapas de ensino oferecidas (INEP, 2014). A complexidade da gestão escolar é classificada em 6 níveis (INEP, 2014), definidos como: Nível 1 - porte inferior a 50 matrículas, operando em único turno e etapa e apresentando a educação infantil ou anos iniciais como etapa mais elevada. Nível 2 - porte entre 50 e 300 matrículas, operando em 2 turnos, com oferta de até 2 etapas e apresentando a educação infantil ou anos iniciais como etapa mais elevada. Nível 3 - porte entre 50 e 500 matrículas, operando em 2 turnos, com 2 ou 3 etapas e apresentando os anos finais como etapa mais elevada. Nível 4 - porte entre 150 e 1000 matrículas, operando em 2 ou 3 turnos, com 2 ou 3 etapas, apresentando ensino médio/profissional ou a EJA como etapa mais elevada. Nível 5 - porte entre 150 e 1000 matrículas, operando em 3 turnos, com 2 ou 3 etapas, apresentando a EJA como etapa mais elevada. Nível 6 - porte superior à 500 matrículas, operando em 3 turnos, com 4 ou mais etapas, apresentando a EJA como etapa mais elevada.

Método de cálculo

(Número de escolas públicas no nível de complexidade / Número total de escolas públicas) * 100

Forma de medida

Porcentagem

Série histórica

2013-2014, 2016-2024

Fonte

Contextualização

O indicador de complexidade da gestão escolar em São Gonçalo apresentou oscilação entre 2013 e 2024, com aumento de escolas nos níveis 4 e 5, refletindo a ampliação de Educação de Jovens e Adultos (EJA), ensino integral e múltiplos turnos. O salto inicial (2014–16) deve-se à implantação do Plano Nacional de Educação (PNE) e reorganização da rede. A estabilização recente resulta da modernização da gestão e da adesão a programas como Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A reestruturação visa maior eficiência e profissionalização, conforme diretrizes do Plano São Gonçalo 2030.

Políticas públicas relacionadas

Este indicador se relaciona com as seguintes políticas públicas:

Plano Estratégico Novos Rumos

Este indicador se articula com o Plano Estratégico Novos Rumos:

  • Eixo: Cidade Justa e Inclusiva

    Saiba mais
    • Objetivo: Realizar reformas e benfeitorias nas escolas da rede municipal

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