Matrículas no ensino municipal em tempo integral
- Publicado em: 09/10/2025
- Atualizado em: 09/10/2025
- Tema: Educação
Descrição
Mensura o número de matrículas em tempo integral no ensino público municipal.
Definições
As escolas em tempo integral funcionam 7h diárias ou mais, ou 35h semanais, em todas as etapas e modalidades da educação básica, proporcionando a ampliação da jornada de tempo na perspectiva da educação integral (MEC).
Método de cálculo
Número de matrículas em tempo integral
Contextualização
As matrículas em tempo integral em São Gonçalo oscilaram entre 2012 e 2024, caindo de 59 para 7 entre 2012 e 2021, sobretudo devido à reestruturação da rede e aos impactos da pandemia. A partir de 2022, a retomada é evidente: saltam para 53 em 2024, impulsionadas pelo programa Escola + Presente e parcerias com o Ministério da Educação (MEC). A entrega de novos centros integrais e a Lei Federal 14.640/2023 evidenciam o esforço municipal em expandir a jornada escolar, alinhado ao Plano São Gonçalo 2030.
Ano | Valor |
---|---|
2024 | 53,00 |
2023 | 50,00 |
2022 | 31,00 |
2021 | 7,00 |
2020 | 8,00 |
2019 | 15,00 |
2018 | 37,00 |
2017 | 67,00 |
2016 | 31,00 |
2015 | 35,00 |
2014 | 49,00 |
2013 | 57,00 |
2012 | 59,00 |
Referências
Políticas públicas relacionadas
Este indicador se relaciona com as seguintes políticas públicas:
- CIUG - Centro Interescolar Ulysses Guimarães
- CIM - Centro de Inclusão Popular
- CRMA - Centro de Referência Municipal do Autista Prof. Maria José da Silva Rodrigues
- CRMA - Centro de Referência Municipal do Autista Marlene Felício
- CREFECON - Centro Municipal de Referência em Formação Continuada
- PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola Estrutura - Salas de Recursos Multifuncionais
- PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola Qualidade - PROEC - Programa Escola e Comunidade
- Compromisso Nacional Criança Alfabetizada - Programa Cantinho da Leitura
- Conselho Municipal de Educação
- Conselho de Alimentação Escolar
- Escola Comunitária Semeando O Futuro
- Obra Social Cotta Almeida
- Instituto das Irmãs Missi. de N. Senhora de Fátima - Lions
- Associação Creche Estrela da Manhã
- Instituição Social de Amor e Amparo à Criança
- Projeto Alcançando Vidinhas
- Obra Social Tia Lili Educandário - Ostle
- Obra Social Bem Comum
- Projeto Social Criar
- Associação Assistencial Educacional Amanhecer
- Instituto das Irmãs Missi. de N. Senhora de Fátima - Pastorinhas
- Instituto Raiz do Futuro
- Creche Lar de Humaitá
- Assistência e Apoio a Criança - Aac
- Associação Evangélica Edificando Vidas
- Associação Educacional Prof. Isis Centro Educacional
- Aae Vitória Régia
- Instituto Social Mather
- Obra Comunitária São Francisco de Assis
- Centro Comunitário Amigos do Serpa
- Associação de Moradores e Amigos do Bairro Anaia
- Associação Oficina de Vida
- Creche Escolar Comunitária Renascer
- Associação Raiz de Davi
- Obra Comunitária Coração de Maria
- Associação Assistencial Educacional Macadeski - Trindade
- Associação Assistencial Educacional Macadeski - Sacramento
- Associação Assistencial Educacional Macadeski - Monjolos
- Obra Social Do Engenho Pequeno – Tia Madá II
- Creche Canto Feliz
- Escola Comunitária Paz E Amor
- Obra Social do Engenho Pequeno – Tia Madá II
- Obra Social de Apoio à Criança - Osac Filial
- Instituto Social Sônia Gouvêa Faria - Filial
- Associação Casa Brazil - Creche Imaginart
- Obra Social de Apoio à Criança - Osac Matriz
- Centro Comunitário do Salgueiro
- Obra Comunitária Jardim Bom Retiro
- Obra Social do Bairro das Palmeiras
- 120 Unidades Escolares
Outros indicadores do mesmo tema
- Educação Aprovação na rede pública de ensino Indica o percentual de alunos aprovados sobre o total de alunos aprovados, reprovados e que abandonaram a escola no Ensino Fundamental (anos [...] ODS 4
- Educação Crianças matriculadas na creche Indica o percentual de crianças de 0 a 3 anos matriculadas em creches em relação ao total de crianças nesta faixa etária. ODS 4
- Educação Matrículas na educação especial Indica o percentual de matrículas na Educação Especial em relação ao total de matrículas na Educação Básica no ensino público. ODS 4