Reprovação na rede pública de ensino

  • Publicado em: 09/10/2025
  • Atualizado em: 09/10/2025
  • Tema: Educação

Descrição

Indica o percentual de alunos que reprovaram sobre o total de alunos aprovados, reprovados e que abandonaram a escola no Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Ensino Médio, separadamente, da rede pública de ensino.

Definições

A reprovação diz respeito aos alunos que, ao final do ano letivo, não alcançaram os critérios mínimos para a conclusão satisfatória da respectiva etapa de ensino.

Método de cálculo

(Número de alunos na rede pública do Ensino Fundamental que foram reprovados / Número de alunos na rede pública do Ensino Fundamental aprovados, reprovados e que abandonaram) * 100

Forma de medida

Porcentagem

Série histórica

2012-2023

Fonte

Contextualização

A taxa de reprovação no Ensino Médio em São Gonçalo recuou de 18% em 2012 para 15% em 2023 no ensino médio e de 21% em 2014 para 16% em 2023, impulsionada por políticas como o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Qualidade, Cantinho da Leitura e reforço contraturno. A queda atípica em 2020–21 decorre da progressão continuada adotada na pandemia, seguindo orientação nacional. Desde 2022, a retomada da avaliação regular é acompanhada por ações de permanência escolar e apoio pedagógico, em consonância com o Plano São Gonçalo 2030.

Políticas públicas relacionadas

Este indicador se relaciona com as seguintes políticas públicas:

Plano Estratégico Novos Rumos

Este indicador se articula com o Plano Estratégico Novos Rumos:

  • Eixo: Cidade Justa e Inclusiva

    Saiba mais
    • Objetivo: Assegurar a educação inclusiva equitativa e de qualidade

Outros indicadores do mesmo tema