Reprovação na rede pública de ensino
- Publicado em: 09/10/2025
- Atualizado em: 09/10/2025
- Tema: Educação
Descrição
Indica o percentual de alunos que reprovaram sobre o total de alunos aprovados, reprovados e que abandonaram a escola no Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Ensino Médio, separadamente, da rede pública de ensino.
Definições
A reprovação diz respeito aos alunos que, ao final do ano letivo, não alcançaram os critérios mínimos para a conclusão satisfatória da respectiva etapa de ensino.
Método de cálculo
(Número de alunos na rede pública do Ensino Fundamental que foram reprovados / Número de alunos na rede pública do Ensino Fundamental aprovados, reprovados e que abandonaram) * 100
Contextualização
A taxa de reprovação no Ensino Médio em São Gonçalo recuou de 18% em 2012 para 15% em 2023 no ensino médio e de 21% em 2014 para 16% em 2023, impulsionada por políticas como o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Qualidade, Cantinho da Leitura e reforço contraturno. A queda atípica em 2020–21 decorre da progressão continuada adotada na pandemia, seguindo orientação nacional. Desde 2022, a retomada da avaliação regular é acompanhada por ações de permanência escolar e apoio pedagógico, em consonância com o Plano São Gonçalo 2030.
Ano | Ensino Fundamental | Ensino Médio | Total |
---|---|---|---|
2023 | 16% | 15.5% | -- |
2022 | 17% | 14.7% | -- |
2021 | 4.6% | 6.5% | -- |
2020 | 3.6% | 10% | -- |
2019 | 17.9% | 14.8% | -- |
2018 | 19.9% | 17.4% | -- |
2017 | 21.1% | 17.9% | -- |
2016 | 20.4% | 17% | -- |
2015 | 20.7% | 17.7% | -- |
2014 | 21.3% | 18.4% | -- |
2013 | 19.5% | 13.7% | -- |
2012 | 19.7% | 17.8% | -- |
Políticas públicas relacionadas
Este indicador se relaciona com as seguintes políticas públicas:
- CIUG - Centro Interescolar Ulysses Guimarães
- CIM - Centro de Inclusão Popular
- CRMA - Centro de Referência Municipal do Autista Prof. Maria José da Silva Rodrigues
- CRMA - Centro de Referência Municipal do Autista Marlene Felício
- CREFECON - Centro Municipal de Referência em Formação Continuada
- PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola Estrutura - Salas de Recursos Multifuncionais
- PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola Qualidade - PROEC - Programa Escola e Comunidade
- Compromisso Nacional Criança Alfabetizada - Programa Cantinho da Leitura
- Conselho Municipal de Educação
- Conselho de Alimentação Escolar
- Escola Comunitária Semeando O Futuro
- Obra Social Cotta Almeida
- Instituto das Irmãs Missi. de N. Senhora de Fátima - Lions
- Associação Creche Estrela da Manhã
- Instituição Social de Amor e Amparo à Criança
- Projeto Alcançando Vidinhas
- Obra Social Tia Lili Educandário - Ostle
- Obra Social Bem Comum
- Projeto Social Criar
- Associação Assistencial Educacional Amanhecer
- Instituto das Irmãs Missi. de N. Senhora de Fátima - Pastorinhas
- Instituto Raiz do Futuro
- Creche Lar de Humaitá
- Assistência e Apoio a Criança - Aac
- Associação Evangélica Edificando Vidas
- Associação Educacional Prof. Isis Centro Educacional
- Aae Vitória Régia
- Instituto Social Mather
- Obra Comunitária São Francisco de Assis
- Centro Comunitário Amigos do Serpa
- Associação de Moradores e Amigos do Bairro Anaia
- Associação Oficina de Vida
- Creche Escolar Comunitária Renascer
- Associação Raiz de Davi
- Obra Comunitária Coração de Maria
- Associação Assistencial Educacional Macadeski - Trindade
- Associação Assistencial Educacional Macadeski - Sacramento
- Associação Assistencial Educacional Macadeski - Monjolos
- Obra Social Do Engenho Pequeno – Tia Madá II
- Creche Canto Feliz
- Escola Comunitária Paz E Amor
- Obra Social do Engenho Pequeno – Tia Madá II
- Obra Social de Apoio à Criança - Osac Filial
- Instituto Social Sônia Gouvêa Faria - Filial
- Associação Casa Brazil - Creche Imaginart
- Obra Social de Apoio à Criança - Osac Matriz
- Centro Comunitário do Salgueiro
- Obra Comunitária Jardim Bom Retiro
- Obra Social do Bairro das Palmeiras
- 120 Unidades Escolares
Plano Estratégico Novos Rumos
Este indicador se articula com o Plano Estratégico Novos Rumos:
-
Eixo: Cidade Justa e Inclusiva
Saiba mais- Objetivo: Assegurar a educação inclusiva equitativa e de qualidade
Outros indicadores do mesmo tema
- Educação Remuneração dos docentes na educação básica Indica a remuneração média dos docentes (total, com e sem ensino superior) em exercício na Educação Básica. ODS 4
- Educação Analfabetismo na população com 15 anos ou mais Indica o percentual de pessoas analfabetas na população com 15 anos ou mais. ODS 4
- Educação Crianças matriculadas na creche Indica o percentual de crianças de 0 a 3 anos matriculadas em creches em relação ao total de crianças nesta faixa etária. ODS 4