Adequação da formação docente no ensino médio

  • Publicado em: 09/10/2025
  • Atualizado em: 09/10/2025
  • Tema: Educação

Descrição

Indica o percentual de docentes com formação adequada à disciplina que leciona no ensino médio público. As categorias de adequação da formação docente são: Grupo 1 - Docentes com formação superior de licenciatura na mesma disciplina que lecionam, ou bacharelado na mesma disciplina com curso de complementação pedagógica concluído; Grupo 2 - Docentes com formação superior de bacharelado na disciplina correspondente, mas sem licenciatura ou complementação pedagógica; Grupo 3 - Docentes com licenciatura em área diferente daquela que leciona, ou com bacharelado nas disciplinas da base curricular comum e complementação pedagógica concluída em área diferente daquela que leciona; Grupo 4 - Docentes com outra formação superior não considerada nas categorias anteriores; Grupo 5 - Docentes que não possuem curso superior completo.

Definições

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB (BRASIL, 1996) define que na Educação Básica o docente deve ter formação superior, em cursos de licenciatura plena, admitida, como formação mínima nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal. A formação adequada dos professores pode contribuir positivamente na qualidade das aulas ministradas, e por sua vez, no processo de ensino-aprendizagem.

Método de cálculo

(Número de docentes com formação adequada à disciplina que leciona / Número total de docentes) * 100

Forma de medida

Porcentagem

Série histórica

2013-2024

Fonte

Contextualização

O percentual de professores do Ensino Médio com formação adequada em São Gonçalo subiu de 73% (2013) para 83% (2024), superando a média nacional. A trajetória reflete investimentos como o programa Centro de Referência em Formação Continuada (CREFCON), parcerias com universidades - Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - e bolsas para formação continuada, mesmo durante a pandemia. A qualificação docente é estratégica para a elevação da qualidade do ensino e se alinha às diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE) e ao Plano São Gonçalo 2030.

Políticas públicas relacionadas

Este indicador se relaciona com as seguintes políticas públicas:

Plano Estratégico Novos Rumos

Este indicador se articula com o Plano Estratégico Novos Rumos:

  • Eixo: Cidade Justa e Inclusiva

    Saiba mais
    • Objetivo: Assegurar a educação inclusiva equitativa e de qualidade

Outros indicadores do mesmo tema