Adequação da formação docente no ensino médio
- Publicado em: 09/10/2025
- Atualizado em: 09/10/2025
- Tema: Educação
Descrição
Indica o percentual de docentes com formação adequada à disciplina que leciona no ensino médio público. As categorias de adequação da formação docente são: Grupo 1 - Docentes com formação superior de licenciatura na mesma disciplina que lecionam, ou bacharelado na mesma disciplina com curso de complementação pedagógica concluído; Grupo 2 - Docentes com formação superior de bacharelado na disciplina correspondente, mas sem licenciatura ou complementação pedagógica; Grupo 3 - Docentes com licenciatura em área diferente daquela que leciona, ou com bacharelado nas disciplinas da base curricular comum e complementação pedagógica concluída em área diferente daquela que leciona; Grupo 4 - Docentes com outra formação superior não considerada nas categorias anteriores; Grupo 5 - Docentes que não possuem curso superior completo.
Definições
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB (BRASIL, 1996) define que na Educação Básica o docente deve ter formação superior, em cursos de licenciatura plena, admitida, como formação mínima nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal. A formação adequada dos professores pode contribuir positivamente na qualidade das aulas ministradas, e por sua vez, no processo de ensino-aprendizagem.
Método de cálculo
(Número de docentes com formação adequada à disciplina que leciona / Número total de docentes) * 100
Contextualização
O percentual de professores do Ensino Médio com formação adequada em São Gonçalo subiu de 73% (2013) para 83% (2024), superando a média nacional. A trajetória reflete investimentos como o programa Centro de Referência em Formação Continuada (CREFCON), parcerias com universidades - Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - e bolsas para formação continuada, mesmo durante a pandemia. A qualificação docente é estratégica para a elevação da qualidade do ensino e se alinha às diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE) e ao Plano São Gonçalo 2030.
Ano | Grupo 1 | Grupo 2 | Grupo 3 | Grupo 4 | Grupo 5 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|
2024 | 82.8% | 1% | 15.7% | 0.4% | 0.1% | -- |
2023 | 81.2% | 0.7% | 17.3% | 0.3% | 0.5% | -- |
2022 | 79.6% | 0.5% | 19.5% | 0.2% | 0.2% | -- |
2021 | 83.4% | 0.5% | 15.6% | 0.2% | 0.3% | -- |
2020 | 85.7% | 0.3% | 13.4% | 0.2% | 0.4% | -- |
2019 | 88.1% | 0.5% | 11.2% | 0.2% | 0% | -- |
2018 | 74.3% | 1.5% | 16.7% | 6.6% | 0.9% | -- |
2017 | 78.3% | 1.6% | 12.1% | 7.1% | 0.9% | -- |
2016 | 77.6% | 1.6% | 12% | 7.5% | 1.3% | -- |
2015 | 76.5% | 1.9% | 12.9% | 6.8% | 1.9% | -- |
2014 | 75.8% | 1.8% | 11.4% | 9.2% | 1.8% | -- |
2013 | 72.9% | 1.7% | 14.3% | 10.2% | 0.9% | -- |
Políticas públicas relacionadas
Este indicador se relaciona com as seguintes políticas públicas:
- CIUG - Centro Interescolar Ulysses Guimarães
- CIM - Centro de Inclusão Popular
- CRMA - Centro de Referência Municipal do Autista Prof. Maria José da Silva Rodrigues
- CRMA - Centro de Referência Municipal do Autista Marlene Felício
- CREFECON - Centro Municipal de Referência em Formação Continuada
- PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola Estrutura - Salas de Recursos Multifuncionais
- PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola Qualidade - PROEC - Programa Escola e Comunidade
- Compromisso Nacional Criança Alfabetizada - Programa Cantinho da Leitura
- Conselho Municipal de Educação
- Conselho de Alimentação Escolar
- Escola Comunitária Semeando O Futuro
- Obra Social Cotta Almeida
- Instituto das Irmãs Missi. de N. Senhora de Fátima - Lions
- Associação Creche Estrela da Manhã
- Instituição Social de Amor e Amparo à Criança
- Projeto Alcançando Vidinhas
- Obra Social Tia Lili Educandário - Ostle
- Obra Social Bem Comum
- Projeto Social Criar
- Associação Assistencial Educacional Amanhecer
- Instituto das Irmãs Missi. de N. Senhora de Fátima - Pastorinhas
- Instituto Raiz do Futuro
- Creche Lar de Humaitá
- Assistência e Apoio a Criança - Aac
- Associação Evangélica Edificando Vidas
- Associação Educacional Prof. Isis Centro Educacional
- Aae Vitória Régia
- Instituto Social Mather
- Obra Comunitária São Francisco de Assis
- Centro Comunitário Amigos do Serpa
- Associação de Moradores e Amigos do Bairro Anaia
- Associação Oficina de Vida
- Creche Escolar Comunitária Renascer
- Associação Raiz de Davi
- Obra Comunitária Coração de Maria
- Associação Assistencial Educacional Macadeski - Trindade
- Associação Assistencial Educacional Macadeski - Sacramento
- Associação Assistencial Educacional Macadeski - Monjolos
- Obra Social Do Engenho Pequeno – Tia Madá II
- Creche Canto Feliz
- Escola Comunitária Paz E Amor
- Obra Social do Engenho Pequeno – Tia Madá II
- Obra Social de Apoio à Criança - Osac Filial
- Instituto Social Sônia Gouvêa Faria - Filial
- Associação Casa Brazil - Creche Imaginart
- Obra Social de Apoio à Criança - Osac Matriz
- Centro Comunitário do Salgueiro
- Obra Comunitária Jardim Bom Retiro
- Obra Social do Bairro das Palmeiras
- 120 Unidades Escolares
Plano Estratégico Novos Rumos
Este indicador se articula com o Plano Estratégico Novos Rumos:
-
Eixo: Cidade Justa e Inclusiva
Saiba mais- Objetivo: Assegurar a educação inclusiva equitativa e de qualidade
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