Proficiência em matemática (EM)
- Publicado em: 09/10/2025
- Atualizado em: 09/10/2025
- Tema: Educação
Descrição
Indica o percentual de alunos com domínio de matemática, segundo níveis, no Ensino Médio da rede pública de ensino.
Definições
Os dados são oriundos do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o qual permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados e a qualidade da educação ofertada. Os níveis de desempenho são medidos com alunos do Ensino Médio, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, conforme definido pelo INEP (2024).
Método de cálculo
(Número de alunos em cada nível de proficiência / Número total de alunos) * 100
Contextualização
A proficiência em Matemática no Ensino Médio em São Gonçalo sofreu retração entre 2019 e 2023, caindo de 8% para 3% de estudantes em níveis adequados. A pandemia agravou lacunas pré-existentes, especialmente com a transição ao Novo Ensino Médio. Em resposta, a gestão municipal aderiu ao Programa Escola e Comunidade (PROEC), implementou tutorias e firmou parcerias com universidades. Ações como a participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e laboratórios interativos sinalizam esforço para reverter o quadro, alinhado ao Plano São Gonçalo 2030.
Ano | Nível 0 | Nível 1 | Nível 2 | Nível 3 | Nível 4 | Nível 5 | Nível 6 | Nível 7 | Nível 8 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2023 | 30.54% | 22.27% | 20.19% | 14.56% | 7.46% | 3.32% | 1.17% | 0.33% | 0.08% | -- |
2021 | 30.67% | 17.06% | 18.41% | 16.69% | 10.4% | 4.48% | 1.59% | 0.51% | 0.18% | -- |
2019 | 21.93% | 14.74% | 18.57% | 19.46% | 14.15% | 7.59% | 2.62% | 0.63% | 0.24% | -- |
Políticas públicas relacionadas
Este indicador se relaciona com as seguintes políticas públicas:
- CIUG - Centro Interescolar Ulysses Guimarães
- CIM - Centro de Inclusão Popular
- CRMA - Centro de Referência Municipal do Autista Prof. Maria José da Silva Rodrigues
- CRMA - Centro de Referência Municipal do Autista Marlene Felício
- CREFECON - Centro Municipal de Referência em Formação Continuada
- PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola Estrutura - Salas de Recursos Multifuncionais
- PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola Qualidade - PROEC - Programa Escola e Comunidade
- Compromisso Nacional Criança Alfabetizada - Programa Cantinho da Leitura
- Conselho Municipal de Educação
- Conselho de Alimentação Escolar
- Escola Comunitária Semeando O Futuro
- Obra Social Cotta Almeida
- Instituto das Irmãs Missi. de N. Senhora de Fátima - Lions
- Associação Creche Estrela da Manhã
- Instituição Social de Amor e Amparo à Criança
- Projeto Alcançando Vidinhas
- Obra Social Tia Lili Educandário - Ostle
- Obra Social Bem Comum
- Projeto Social Criar
- Associação Assistencial Educacional Amanhecer
- Instituto das Irmãs Missi. de N. Senhora de Fátima - Pastorinhas
- Instituto Raiz do Futuro
- Creche Lar de Humaitá
- Assistência e Apoio a Criança - Aac
- Associação Evangélica Edificando Vidas
- Associação Educacional Prof. Isis Centro Educacional
- Aae Vitória Régia
- Instituto Social Mather
- Obra Comunitária São Francisco de Assis
- Centro Comunitário Amigos do Serpa
- Associação de Moradores e Amigos do Bairro Anaia
- Associação Oficina de Vida
- Creche Escolar Comunitária Renascer
- Associação Raiz de Davi
- Obra Comunitária Coração de Maria
- Associação Assistencial Educacional Macadeski - Trindade
- Associação Assistencial Educacional Macadeski - Sacramento
- Associação Assistencial Educacional Macadeski - Monjolos
- Obra Social Do Engenho Pequeno – Tia Madá II
- Creche Canto Feliz
- Escola Comunitária Paz E Amor
- Obra Social do Engenho Pequeno – Tia Madá II
- Obra Social de Apoio à Criança - Osac Filial
- Instituto Social Sônia Gouvêa Faria - Filial
- Associação Casa Brazil - Creche Imaginart
- Obra Social de Apoio à Criança - Osac Matriz
- Centro Comunitário do Salgueiro
- Obra Comunitária Jardim Bom Retiro
- Obra Social do Bairro das Palmeiras
- 120 Unidades Escolares
Plano Estratégico Novos Rumos
Este indicador se articula com o Plano Estratégico Novos Rumos:
-
Eixo: Cidade Justa e Inclusiva
Saiba mais- Objetivo: Assegurar a educação inclusiva equitativa e de qualidade
Outros indicadores do mesmo tema
- Educação Adequação da formação docente no ensino médio Indica o percentual de docentes com formação adequada à disciplina que leciona no ensino médio público. As categorias de adequação da formaç [...] ODS 4
- Educação Proficiência em matemática (9 ano EF) Indica o percentual de alunos com domínio de matemática, segundo níveis, no 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino. ODS 4
- Educação Proficiência em língua portuguesa (5 ano EF) Indica o percentual de alunos com domínio da língua portuguesa (leitura), segundo níveis, no 5º ano do Ensino Fundamental da rede pública de [...] ODS 4