Matrículas na educação especial
- Publicado em: 09/10/2025
- Atualizado em: 09/10/2025
- Tema: Educação
Descrição
Indica o percentual de matrículas na Educação Especial em relação ao total de matrículas na Educação Básica no ensino público.
Definições
A educação especial é oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação (BRASIL, 1996).
Método de cálculo
(Número de matrículas na educação especial / Número de matrículas na educação básica municipal) * 100
Contextualização
O percentual de matrículas na educação especial em São Gonçalo cresceu de 1,31% em 2012 para 4,16% em 2024, refletindo o fortalecimento da política de inclusão. A trajetória positiva destaca ações como a criação do Centro de Referência Municipal em Autismo (CRMA), ampliação das salas de recursos e parcerias com Universidade Federal Fluminense (UFF) e Instituto Federal Fluminense (IFF) para formação docente. A aceleração entre 2018 e 2021 está associada à estruturação da rede de apoio e diagnóstico precoce, alinhada ao Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) do Ministério da Educação (MEC) e ao Marco Legal da Primeira Infância, consolidando a confiança da comunidade escolar.
Ano | Valor |
---|---|
2024 | 4,16 % |
2023 | 3,45 % |
2022 | 3,45 % |
2021 | 3,34 % |
2020 | 2,70 % |
2019 | 2,61 % |
2018 | 2,39 % |
2017 | 1,88 % |
2016 | 1,81 % |
2015 | 1,81 % |
2014 | 1,54 % |
2013 | 1,36 % |
2012 | 1,31 % |
Políticas públicas relacionadas
Este indicador se relaciona com as seguintes políticas públicas:
- CIUG - Centro Interescolar Ulysses Guimarães
- CIM - Centro de Inclusão Popular
- CRMA - Centro de Referência Municipal do Autista Prof. Maria José da Silva Rodrigues
- CRMA - Centro de Referência Municipal do Autista Marlene Felício
- CREFECON - Centro Municipal de Referência em Formação Continuada
- PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola Estrutura - Salas de Recursos Multifuncionais
- PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola Qualidade - PROEC - Programa Escola e Comunidade
- Compromisso Nacional Criança Alfabetizada - Programa Cantinho da Leitura
- Conselho Municipal de Educação
- Conselho de Alimentação Escolar
- Escola Comunitária Semeando O Futuro
- Obra Social Cotta Almeida
- Instituto das Irmãs Missi. de N. Senhora de Fátima - Lions
- Associação Creche Estrela da Manhã
- Instituição Social de Amor e Amparo à Criança
- Projeto Alcançando Vidinhas
- Obra Social Tia Lili Educandário - Ostle
- Obra Social Bem Comum
- Projeto Social Criar
- Associação Assistencial Educacional Amanhecer
- Instituto das Irmãs Missi. de N. Senhora de Fátima - Pastorinhas
- Instituto Raiz do Futuro
- Creche Lar de Humaitá
- Assistência e Apoio a Criança - Aac
- Associação Evangélica Edificando Vidas
- Associação Educacional Prof. Isis Centro Educacional
- Aae Vitória Régia
- Instituto Social Mather
- Obra Comunitária São Francisco de Assis
- Centro Comunitário Amigos do Serpa
- Associação de Moradores e Amigos do Bairro Anaia
- Associação Oficina de Vida
- Creche Escolar Comunitária Renascer
- Associação Raiz de Davi
- Obra Comunitária Coração de Maria
- Associação Assistencial Educacional Macadeski - Trindade
- Associação Assistencial Educacional Macadeski - Sacramento
- Associação Assistencial Educacional Macadeski - Monjolos
- Obra Social Do Engenho Pequeno – Tia Madá II
- Creche Canto Feliz
- Escola Comunitária Paz E Amor
- Obra Social do Engenho Pequeno – Tia Madá II
- Obra Social de Apoio à Criança - Osac Filial
- Instituto Social Sônia Gouvêa Faria - Filial
- Associação Casa Brazil - Creche Imaginart
- Obra Social de Apoio à Criança - Osac Matriz
- Centro Comunitário do Salgueiro
- Obra Comunitária Jardim Bom Retiro
- Obra Social do Bairro das Palmeiras
- 120 Unidades Escolares
Plano Estratégico Novos Rumos
Este indicador se articula com o Plano Estratégico Novos Rumos:
-
Eixo: Cidade Justa e Inclusiva
Saiba mais- Objetivo: Assegurar a educação inclusiva equitativa e de qualidade
Outros indicadores do mesmo tema
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