Alunos por docente na rede pública
- Publicado em: 09/10/2025
- Atualizado em: 09/10/2025
- Tema: Educação
Descrição
Indica a razão entre o número de matrículas e o número de docentes na rede pública, diferenciando a pré-escola, o ensino fundamental e o ensino médio.
Definições
Método de cálculo
Número de matrículas / Número de docentes
Contextualização
A razão aluno-docente em São Gonçalo caiu de 18 para 16 no ensino fundamental entre 2012 e 2024, refletindo a expansão de vagas docentes via Plano Estratégico Novo Rumos (PENR). Apesar da pandemia, a manutenção do quadro ativo evitou retrocessos. De 2022 a 2024, contratações emergenciais e planos de carreira consolidaram ratios baixos, como 10 no ensino médio, reforçando a atenção individualizada. A gestão segue alinhada ao Plano Nacional de Educação (PNE) e ao Plano São Gonçalo 2030, priorizando qualidade e valorização docente.
Ano | Ensino Fundamental | Ensino Médio | Pré escola | Total |
---|---|---|---|---|
2024 | 16 | 9.6 | 15.1 | -- |
2023 | 14.5 | 8.3 | 14.5 | -- |
2022 | 15.7 | 10 | 14.2 | -- |
2021 | 15.3 | 8.7 | 17.1 | -- |
2020 | 15.4 | 8.9 | 16.1 | -- |
2019 | 14.4 | 9 | 15.3 | -- |
2018 | 14.7 | 8.9 | 14.1 | -- |
2017 | 14.5 | 9.5 | 13.3 | -- |
2016 | 14 | 9.2 | 12.7 | -- |
2015 | 13.6 | 9.3 | 10.5 | -- |
2014 | 15 | 9 | 13.4 | -- |
2013 | 16.3 | 9.7 | 14.1 | -- |
2012 | 18.3 | 11 | 15.2 | -- |
Políticas públicas relacionadas
Este indicador se relaciona com as seguintes políticas públicas:
- CIUG - Centro Interescolar Ulysses Guimarães
- CIM - Centro de Inclusão Popular
- CRMA - Centro de Referência Municipal do Autista Prof. Maria José da Silva Rodrigues
- CRMA - Centro de Referência Municipal do Autista Marlene Felício
- CREFECON - Centro Municipal de Referência em Formação Continuada
- PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola Estrutura - Salas de Recursos Multifuncionais
- PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola Qualidade - PROEC - Programa Escola e Comunidade
- Compromisso Nacional Criança Alfabetizada - Programa Cantinho da Leitura
- Conselho Municipal de Educação
- Conselho de Alimentação Escolar
- Escola Comunitária Semeando O Futuro
- Obra Social Cotta Almeida
- Instituto das Irmãs Missi. de N. Senhora de Fátima - Lions
- Associação Creche Estrela da Manhã
- Instituição Social de Amor e Amparo à Criança
- Projeto Alcançando Vidinhas
- Obra Social Tia Lili Educandário - Ostle
- Obra Social Bem Comum
- Projeto Social Criar
- Associação Assistencial Educacional Amanhecer
- Instituto das Irmãs Missi. de N. Senhora de Fátima - Pastorinhas
- Instituto Raiz do Futuro
- Creche Lar de Humaitá
- Assistência e Apoio a Criança - Aac
- Associação Evangélica Edificando Vidas
- Associação Educacional Prof. Isis Centro Educacional
- Aae Vitória Régia
- Instituto Social Mather
- Obra Comunitária São Francisco de Assis
- Centro Comunitário Amigos do Serpa
- Associação de Moradores e Amigos do Bairro Anaia
- Associação Oficina de Vida
- Creche Escolar Comunitária Renascer
- Associação Raiz de Davi
- Obra Comunitária Coração de Maria
- Associação Assistencial Educacional Macadeski - Trindade
- Associação Assistencial Educacional Macadeski - Sacramento
- Associação Assistencial Educacional Macadeski - Monjolos
- Obra Social Do Engenho Pequeno – Tia Madá II
- Creche Canto Feliz
- Escola Comunitária Paz E Amor
- Obra Social do Engenho Pequeno – Tia Madá II
- Obra Social de Apoio à Criança - Osac Filial
- Instituto Social Sônia Gouvêa Faria - Filial
- Associação Casa Brazil - Creche Imaginart
- Obra Social de Apoio à Criança - Osac Matriz
- Centro Comunitário do Salgueiro
- Obra Comunitária Jardim Bom Retiro
- Obra Social do Bairro das Palmeiras
- 120 Unidades Escolares
Plano Estratégico Novos Rumos
Este indicador se articula com o Plano Estratégico Novos Rumos:
-
Eixo: Cidade Justa e Inclusiva
Saiba mais- Objetivo: Assegurar a educação inclusiva equitativa e de qualidade
Outros indicadores do mesmo tema
- Educação Remuneração dos docentes na educação básica Indica a remuneração média dos docentes (total, com e sem ensino superior) em exercício na Educação Básica. ODS 4
- Educação Proficiência em matemática (EM) Indica o percentual de alunos com domínio de matemática, segundo níveis, no Ensino Médio da rede pública de ensino. ODS 4
- Educação Adequação da formação docente no ensino médio Indica o percentual de docentes com formação adequada à disciplina que leciona no ensino médio público. As categorias de adequação da formaç [...] ODS 4