Crianças matriculadas na pré-escola
- Publicado em: 09/10/2025
- Atualizado em: 09/10/2025
- Tema: Educação
Descrição
Indica o percentual de crianças matriculadas na pré-escola em relação ao total de crianças nesta faixa etária.
Definições
Método de cálculo
(Número de crianças de 4 a 6 anos matriculadas em creches / População de 4 a 6 anos) * 100
Contextualização
A taxa de matrícula na pré-escola em São Gonçalo avançou de 10% em 2012 para 16% em 2024, refletindo políticas de expansão da rede, como o Programa Pré-Escola Acessível e parcerias com creches conveniadas. O pico em 2022 decorre da abertura de novas turmas e reativação de vagas pós-pandemia. Apesar da evolução, o município ainda enfrenta desafios para alcançar a meta de universalizar o acesso, conforme o Plano São Gonçalo 2030, Plano Nacional da Educação (PNE) e o Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, exigindo ações focadas em infraestrutura e equidade territorial.
Ano | Valor |
---|---|
2024 | 15,72 % |
2023 | 14,90 % |
2022 | 15,85 % |
2021 | 14,20 % |
2020 | 13,45 % |
2019 | 12,60 % |
2018 | 12,27 % |
2017 | 10,62 % |
2016 | 9,64 % |
2015 | 9,04 % |
2014 | 9,43 % |
2013 | 9,29 % |
2012 | 9,53 % |
Referências
Políticas públicas relacionadas
Este indicador se relaciona com as seguintes políticas públicas:
- CIUG - Centro Interescolar Ulysses Guimarães
- CIM - Centro de Inclusão Popular
- CRMA - Centro de Referência Municipal do Autista Prof. Maria José da Silva Rodrigues
- CRMA - Centro de Referência Municipal do Autista Marlene Felício
- CREFECON - Centro Municipal de Referência em Formação Continuada
- PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola Estrutura - Salas de Recursos Multifuncionais
- PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola Qualidade - PROEC - Programa Escola e Comunidade
- Compromisso Nacional Criança Alfabetizada - Programa Cantinho da Leitura
- Conselho Municipal de Educação
- Conselho de Alimentação Escolar
- Escola Comunitária Semeando O Futuro
- Obra Social Cotta Almeida
- Instituto das Irmãs Missi. de N. Senhora de Fátima - Lions
- Associação Creche Estrela da Manhã
- Instituição Social de Amor e Amparo à Criança
- Projeto Alcançando Vidinhas
- Obra Social Tia Lili Educandário - Ostle
- Obra Social Bem Comum
- Projeto Social Criar
- Associação Assistencial Educacional Amanhecer
- Instituto das Irmãs Missi. de N. Senhora de Fátima - Pastorinhas
- Instituto Raiz do Futuro
- Creche Lar de Humaitá
- Assistência e Apoio a Criança - Aac
- Associação Evangélica Edificando Vidas
- Associação Educacional Prof. Isis Centro Educacional
- Aae Vitória Régia
- Instituto Social Mather
- Obra Comunitária São Francisco de Assis
- Centro Comunitário Amigos do Serpa
- Associação de Moradores e Amigos do Bairro Anaia
- Associação Oficina de Vida
- Creche Escolar Comunitária Renascer
- Associação Raiz de Davi
- Obra Comunitária Coração de Maria
- Associação Assistencial Educacional Macadeski - Trindade
- Associação Assistencial Educacional Macadeski - Sacramento
- Associação Assistencial Educacional Macadeski - Monjolos
- Obra Social Do Engenho Pequeno – Tia Madá II
- Creche Canto Feliz
- Escola Comunitária Paz E Amor
- Obra Social do Engenho Pequeno – Tia Madá II
- Obra Social de Apoio à Criança - Osac Filial
- Instituto Social Sônia Gouvêa Faria - Filial
- Associação Casa Brazil - Creche Imaginart
- Obra Social de Apoio à Criança - Osac Matriz
- Centro Comunitário do Salgueiro
- Obra Comunitária Jardim Bom Retiro
- Obra Social do Bairro das Palmeiras
- 120 Unidades Escolares
Plano Estratégico Novos Rumos
Este indicador se articula com o Plano Estratégico Novos Rumos:
-
Eixo: Cidade Justa e Inclusiva
Saiba mais- Objetivo: Assegurar a educação inclusiva equitativa e de qualidade
Outros indicadores do mesmo tema
- Educação Complexidade da gestão escolar Indica o percentual de escolas segundo nível de complexidade de gestão. ODS 4
- Educação Remuneração dos docentes na educação básica Indica a remuneração média dos docentes (total, com e sem ensino superior) em exercício na Educação Básica. ODS 4
- Educação Proficiência em matemática (EM) Indica o percentual de alunos com domínio de matemática, segundo níveis, no Ensino Médio da rede pública de ensino. ODS 4