Proficiência em matemática (9 ano EF)
- Publicado em: 09/10/2025
- Atualizado em: 09/10/2025
- Tema: Educação
Descrição
Indica o percentual de alunos com domínio de matemática, segundo níveis, no 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino.
Definições
Os dados são oriundos do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o qual permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados e a qualidade da educação ofertada. Os níveis de desempenho são medidos com alunos do Ensino Médio, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, conforme definido pelo INEP (2024).
Método de cálculo
(Número de alunos em cada nível de proficiência / Número total de alunos) * 100
Contextualização
A proficiência em Matemática no 9º ano em São Gonçalo apresentou regressão em 2023, reflexo do impacto prolongado da pandemia. Desde 2020, a gestão implementa ações como o programa Acolher e Cuidar, Programa Escola e Comunidade (PROEC) e a integração de plataformas digitais. Em 2023, foram criados laboratórios especializados e reforço focado nos níveis mais críticos. As intervenções integram o Plano São Gonçalo 2030, buscando recuperar o aprendizado e reduzir desigualdades educacionais.
Ano | Nível 0 | Nível 1 | Nível 2 | Nível 3 | Nível 4 | Nível 5 | Nível 6 | Nível 7 | Nível 8 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2023 | 28.4% | 19.8% | 19.36% | 15.04% | 9.74% | 5.43% | 1.71% | 0.46% | 0.02% | -- |
2021 | 19.42% | 17.4% | 21.34% | 19.86% | 14.02% | 6.19% | 1.42% | 0.35% | 0% | -- |
2019 | 18.73% | 16.04% | 20.97% | 20.37% | 15.26% | 6.39% | 1.53% | 0.57% | 0.13% | -- |
2017 | 19.31% | 18.49% | 22.27% | 18.59% | 13.03% | 5.86% | 2% | 0.35% | 0.08% | -- |
Políticas públicas relacionadas
Este indicador se relaciona com as seguintes políticas públicas:
- CIUG - Centro Interescolar Ulysses Guimarães
- CIM - Centro de Inclusão Popular
- CRMA - Centro de Referência Municipal do Autista Prof. Maria José da Silva Rodrigues
- CRMA - Centro de Referência Municipal do Autista Marlene Felício
- CREFECON - Centro Municipal de Referência em Formação Continuada
- PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola Estrutura - Salas de Recursos Multifuncionais
- PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola Qualidade - PROEC - Programa Escola e Comunidade
- Compromisso Nacional Criança Alfabetizada - Programa Cantinho da Leitura
- Conselho Municipal de Educação
- Conselho de Alimentação Escolar
- Escola Comunitária Semeando O Futuro
- Obra Social Cotta Almeida
- Instituto das Irmãs Missi. de N. Senhora de Fátima - Lions
- Associação Creche Estrela da Manhã
- Instituição Social de Amor e Amparo à Criança
- Projeto Alcançando Vidinhas
- Obra Social Tia Lili Educandário - Ostle
- Obra Social Bem Comum
- Projeto Social Criar
- Associação Assistencial Educacional Amanhecer
- Instituto das Irmãs Missi. de N. Senhora de Fátima - Pastorinhas
- Instituto Raiz do Futuro
- Creche Lar de Humaitá
- Assistência e Apoio a Criança - Aac
- Associação Evangélica Edificando Vidas
- Associação Educacional Prof. Isis Centro Educacional
- Aae Vitória Régia
- Instituto Social Mather
- Obra Comunitária São Francisco de Assis
- Centro Comunitário Amigos do Serpa
- Associação de Moradores e Amigos do Bairro Anaia
- Associação Oficina de Vida
- Creche Escolar Comunitária Renascer
- Associação Raiz de Davi
- Obra Comunitária Coração de Maria
- Associação Assistencial Educacional Macadeski - Trindade
- Associação Assistencial Educacional Macadeski - Sacramento
- Associação Assistencial Educacional Macadeski - Monjolos
- Obra Social Do Engenho Pequeno – Tia Madá II
- Creche Canto Feliz
- Escola Comunitária Paz E Amor
- Obra Social do Engenho Pequeno – Tia Madá II
- Obra Social de Apoio à Criança - Osac Filial
- Instituto Social Sônia Gouvêa Faria - Filial
- Associação Casa Brazil - Creche Imaginart
- Obra Social de Apoio à Criança - Osac Matriz
- Centro Comunitário do Salgueiro
- Obra Comunitária Jardim Bom Retiro
- Obra Social do Bairro das Palmeiras
- 120 Unidades Escolares
Plano Estratégico Novos Rumos
Este indicador se articula com o Plano Estratégico Novos Rumos:
-
Eixo: Cidade Justa e Inclusiva
Saiba mais- Objetivo: Assegurar a educação inclusiva equitativa e de qualidade
Outros indicadores do mesmo tema
- Educação Proficiência em língua portuguesa (9 ano EF) Indica o percentual de alunos com domínio da língua portuguesa (leitura), segundo níveis, no 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública de [...] ODS 4
- Educação Matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) Indica o número de matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA). ODS 4
- Educação Crianças matriculadas na pré-escola Indica o percentual de crianças matriculadas na pré-escola em relação ao total de crianças nesta faixa etária. ODS 4